Reabilitação Oral

ATM – ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR;
Essa articulação localiza-se a frente do ouvido e, é responsável pela função de abrir e fechar a
boca, que são os movimentos executados pela mandíbula. Para ter esse diagnostico é feito um
exame minucioso.
Principais sintomas;
- dores de cabeça na região da testa, fundo de olho e nas têmporas;
– Dores de ouvido;
– Zumbidos no ouvido;
– Dificuldade para mastigar, principalmente alimentos duros;
– Dores durante a mastigação;
– Tonturas;
– Vertigens;
– Barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca;
– Desgaste dental excessivo;
– Sensação de travar a mandíbula.

A causas mais frequentes são;
– A mordida (encaixe dos dentes superiores e inferiores);
– A falta de dentes;
– Próteses mal adaptadas ou “gastas” (toda prótese deve ser avaliada anualmente para controlar o seu desgaste); – Aperto ou ranger de dentes durante o dia ou durante a noite.

Tratamento;
Há vários tipos de tratamento que vão variar de acordo com a necessidade e diagnóstico de cada paciente. Tem casos que são tratados apenas com uso de placas miorrelaxantes, que são quando o paciente tem apenas dor no maxilar. Tem casos que precisa corrigir a mordida, com ajustes ou com o uso de aparelho ortodôntico. Já quando a causa for a falta dos dentes, nesse caso o tratamento é feito através de implantes e próteses. Que nada mais é do que a reabilitação oral.

BRUXISMO

Bruxismo é o habito destrutivo e totalmente inconsciente, que consiste em esfregar/raspar os dentes durante o sono. A superfície dos dentes superiores contra os inferiores. A maioria das vezes acontece durante a noite, mas não exclui a possibilidade de ocorrer também durante o dia. O bruxismo causa um desgaste muito excessivo nos dentes. Fora isso, tem também as dores de cabeça e nos músculos do rosto.

Causa;
Ainda não é possível esclarecer os motivos, alguns dizem ser hereditários ou genéticos, há também alguns estudos que sugerem estar relacionado ao estilo de vida, como ansiedade, estresse...entre outras coisas. Ranger ou apertar os dentes também pode aparecer em
pessoas com distúrbios dos movimentos, como a doença de Parkinson, doenças neurológicas, psiquiátricas, respiratórias do sono ou, ainda, pelo uso de álcool, fumo, drogas, alguns tipos de medicamentos e de cafeína.

Principais sintomas;
– desgastes dentários leves;
– trincas no esmalte dentário;
– sensibilidade nos músculos da mastigação;
– fraturas de dentes, raízes, restaurações, próteses, chegando até mesmo a fraturas de
implantes;
– dores de cabeça e na face que muitas vezes se confundem com dores de ouvido, sinusites ou
até mesmo como dores de dente;
– marcas na parte interna das bochechas e na língua;
– zumbido no ouvido;
– dores e estalos ao abrir e fechar a boca.

Tratamento;
Não há nada que possa confirmar que tem a cura para o bruxismo, mas é possível tratar e controlar o mesmo.
Pode ser necessária a reposição de dentes ausentes ou, ainda, a correção de dentes tortos ou que não se encaixam corretamente. Além destas opções, existe a placa oclusal.

A placa é um acessório feito sob medida, no formato exato da mordida do paciente. Deve ser utilizada durante a noite ou também de dia, de acordo com a necessidade e a indicação do profissional de saúde.

A Reabilitação Oral é o nome técnico que se dá a uma série de especialidades odontológicas que reconstroem o sorriso do paciente, restaurando tanto a harmonia estética quanto a parte funcional juntamente com a saúde bucal.

WhatsApp Image 2022-07-29 at 11.52.31.jpeg