O CORAÇÃO pede saúde bucal em dia

Visitas regulares ao seu dentista podem ajudar na prevenção de doenças como infarto agudo do miocardio, responsável por matar mais de 70 mil brasileiros por ano.

A Ciencia sempre encontrou relações entre doenças bucais e doenças sistêmicas, pois havendo infecção bucal, e possível desenvolver doenças - como as do coração - ou agravar outras, preexistentes. Entre as que podem ser prevenidas ou amenizadas, se houver o diagnostico preventivo de infecçoes endodonticas (canal) e periodontais (doença gengival), esta o infarto agudo do miocardio, que atinge mais de 300mil brasileiros por ano e mata mais de 70 mil no mesmo período. Dessa forma,  e importante e fundamental que o cirurgião dentista monitore a pratica da higiene bucal do paciente, tratando precocemente toda experiência inicial de carie dentaria e da doença periodontal, advertindo insistentemente o paciente sobre a importância do tratamento e da prevenção. Portanto e fundamental que os paciente com doenças cardiovasculares não so façam tratamento medico mas como também cuidem com afinco da saúde bucal. Um outro problema gravíssimo e a endocardite infecciosa (bacteriana), por exemplo, esta doença tem uma grande porcentagem de óbitos, pois e uma doença que se desenvolve através de bactérias ou fungos que atingem o tecido do endocardico ou o material protetico do coração (válvula cardíaca ou outra tipo de prótese cardíaca). Essas bactérias causadoras da Endocardite Bacteriana podem penetrar na circulação e se alojar no coração, destruindo os tecidos valvulares. Trata-se de uma enfermidade gravíssima, que envolve internação hospitalar de 45 a 60 dias, exigindo, para boa parte dos pacientes, o uso de antibióticos endovenosos caros. Em casos mais urgentes, o paciente e submetido a cirurgia cardíaca para limpeza ou remoção da área comprometida. Assim muitos casos destas doenças teriam sido evitados se o tratamento odontologico de rotina tivesse sido devidamente realizado.

EXEMPLO - O Incor ( Instituto do Coracao),  em Sao Paulo possui uma unidade de Odontologia que realiza um trabalho na prevenção de doenças cardíacas por meio de diagnósticos de doenças bucais.

Artigo referencia da revista do CROSP

ODONTOCEDRONI ODONTOLOGIA Dr Claudio Roberto Cedroni, ESPECIAISTA EM IMPLANTODONTIA E PROTESE DENTARIA.