Buscar
  • odontocedroni

Momento Odontologia #27: Prótese removível é alternativa para reposição do conjunto dentário

Ao perder algum dente, a capacidade de trituração dos alimentos é prejudicada, obrigando o sistema gastrointestinal a aumentar seu trabalho, possibilitando o surgimento de gastrite e úlceras. Sendo assim, a reposição do conjunto dentário é fundamental para a prevenção de inúmeras complicações. O uso de prótese removível é uma alternativa para solucionar essa questão





ESCUTE AQUI O PODCAST

O Momento Odontologia desta semana, com o professor Roberto Chaib Stegun, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, discorre sobre a utilização de prótese removível. Os dentes têm como função primordial a redução de partículas de alimentos para uma melhor digestão. Ao perder algum dente, a capacidade de trituração dos alimentos é prejudicada, obrigando o sistema gastrointestinal a aumentar seu trabalho, possibilitando o surgimento de gastrite e úlceras.

Dessa forma é fundamental que se reponha qualquer dente perdido e para isso o paciente pode utilizar uma prótese. A vantagem da prótese removível é que com apenas um aparelho o indivíduo pode recuperar diversas perdas dentais por arco superior e por arco inferior, ou seja, para a recuperação de diversos dentes perdidos dois aparelhos recuperam essa condição.



A colocação e remoção da prótese é realizada após as refeições para a higienização, tanto dos dentes como da prótese. Já a decisão de dormir com ou sem a prótese é do cirurgião dentista, que vai avaliar a resultante das forças entre os dentes restantes quando dormimos com e sem a prótese. Com o tempo, a prótese sofre desgastes tanto onde estão os dentes artificiais quanto sobre o tecido abaixo dela, dessa forma haverá a necessidade de a cada três a cinco anos ser reavaliada a condição para sua troca ou ajuste.


FONTE: JORNAL USP

5 visualizações0 comentário