Buscar
  • odontocedroni

MAU HÁLITO E DOR DE GARGANTA: ENTENDA A RELAÇÃO ENTRE OS QUADROS E COMO ELES PODEM AFETAR SUA SAÚDE


O mau hálito não é um incômodo que existe só pela manhã, após uma longa noite de sono. Esse cheiro desagradável vindo da boca, também chamado de halitose, pode se estender ao longo do dia inteiro ou em momentos específicos, como depois de comer uma pizza de alho ou outra refeição bem temperada. Mas além dessas circunstâncias, problemas que motivam dor de garganta também podem causar mau hálito? O Sorrisologia entrevistou o especialista em halitose Maurício Conceição que esclareceu esse assunto.

O QUE CAUSA DOR DE GARGANTA?

A dor de garganta pode ser causada por inflamação das amígdalas (tonsilite) ou da faringe (faringite). De acordo com o profissional, esses problemas são causadas uma série de motivos: "A situação pode ter origem alérgica, viral, bacteriana ou traumática. A dor de garganta pode ter raiz infecciosa ou não infecciosa. No segundo caso, as causas por trás desse sintoma costumam ser o uso excessivo da voz, irritantes como o ar seco, a fumaça, alergias, o refluxo e até o câncer", esclareceu.

DOR DE GARGANTA E SAÚDE BUCAL: ENTENDA A RELAÇÃO

A dor de garganta pode afetar (e muito) a saúde bucal dos pacientes, como explica Maurício: "Esse quadro acaba provocando dificuldade em engolir os alimentos, dificuldade em respirar, ocorrer inchaço das amígdalas e, no caso das infecções, pode até se estender a outras regiões da boca, se não for devidamente tratada". Por isso, se você notar qualquer incômodo na região, não deixe de procurar um médico para tratar logo.

O MAU HÁLITO PODE SER UMA CONSEQUÊNCIA DA DOR DE GARGANTA?

O dentista garante que a dor de garganta pode provocar o mau hálito, especialmente nos casos de infecções bacterianas. "Além disso, o problema pode dificultar a realização da higiene bucal e da limpeza da língua, propiciando o aparecimento do mau hálito", esclareceu. As complicações na garganta também afetam a respiração bucal, o que facilita o ressecamento da mucosa, causando um aumento na formação da saburra.

COMO TRATAR O MAU HÁLITO CAUSADO PELA DOR DE GARGANTA?

Para se livrar no mau hálito é importante tratar a dor de garganta em primeiro lugar. "O tratamento é feito com remédios para dor, anti-inflamatórios, pastilhas, e, no caso das infecções bacterianas, também deve ser feito o uso de antibióticos", recomendou. Nesses casos, é sempre importante consultar um médico para fazer o diagnóstico correto e prescrever o tratamento.

COMO PREVENIR O MAU HÁLITO CAUSADO PELA DOR DE GARGANTA?

Para prevenir a dor de garganta, Maurício revela que é importante manter-se hidratado e adotar outros cuidados essenciais na rotina: "Beber, pelo menos 2 litros de água por dia, fazer gargarejos com água e sal, limpar o nariz com frequência com soro fisiológico, evitar ficar exposto ao fluxo da corrente do ar-condicionado e tomar cuidado em se proteger de variações climáticas bruscas e da poluição acentuada".

Este artigo tem a contribuição do especialista:

Maurício Duarte da Conceição Pós-graduado em Halitose e Especialista em Dentística Restauradora e Halitose CRO-SP: 34.205


fonte: sorrisologia

3 visualizações0 comentário