Buscar
  • odontocedroni

MASTIGAÇÃO ERRADA PODE CAUSAR PERDA DOS DENTES?


Mastigar é um hábito exercido pelos dentes molares inferiores e superiores - aqueles localizados na parte mais traseira da arcada dentária. Embora pareça inofensivo, tem gente que pratica a mastigação de maneira errada e nem percebe. A questão é que esse problema pode causar vários malefícios para a saúde bucal, a queda dos dentes pode ser um deles?


COMO PODEMOS DEFINIR UMA MASTIGAÇÃO ERRADA?


A mastigação é uma das principais funções da nossa cavidade oral e dos músculos e articulações da face. É ela que inicia todo o processo da digestão dos alimentos. Por outro lado, muitas vezes, esse gesto pode falhar de alguma maneira. O hábito de mastigar é considerado incorreto quando não há um equilíbrio na força, na bilateralidade, como explica o profissional:"Essa mastigação errada pode ser em decorrência de distúrbios de crescimento, bem como hábitos parafuncionais, respiração bucal, dentre outras",revelou.


ESSE PROBLEMA PODE CAUSAR A PERDA DOS DENTES?


A mastigação errada, chamada de unilateral, pode causar muitos problemas. Entre os mais comuns, podemos citar: assimetrias e alterações no desenvolvimento da face, podendo levar a problemas na fonação, respiração e reabsorção óssea do lado oposto à mastigação, consequentemente a falta de estímulo e maior acúmulo de placa bacteriana, sendo necessário maior atenção na higiene oral. 


Além disso, o dentista Diego revela que o mau hábito pode causar a perda de dentes: "Principalmente quando a mastigação está relacionada a sobrecarga em alguns dentes, assim como o contrário é verdadeiro, pois a perda de dentes e a não correção deste desequilíbrio pode causar mastigação errada", atentou.


QUAIS OUTROS PROBLEMAS UMA MASTIGAÇÃO ERRADA PODE CAUSAR?


- Problemas gengivais;

- Articulação temporomandibular;

- Dores de cabeça;

- Digestão inadequada.


Cedroni Odontologia

Dr. Claudio R. Cedroni – Especialista em Prótese Dentária e Implantodontia.

Dracena – Panorama – São Paulo

Site – www.cedroniodontologia.com.br


Fonte: sorrisologia

3 visualizações0 comentário