Periodontia

Periodontite é uma infecção do periodonto, que é o tecido que dá suporte aos dentes. É uma doença muito comum, e de baixa notoriedade. É como se fosse a segunda fase da doença conhecida como gengivite. Exige tratamento dentário, para não ocorrer a perca permanente dos dentes.

O que causa?
A causa pode ser uma gengivite que não foi tratada, uma má higienização dos dentes, e a falta de ir ao dentista e fazer o tratamento principal que é a limpeza. Com a falta da limpeza, o acumulo de placa e formação de tártaro é muito grande, e então causando infecção nas áreas de tecidos e ligamentos, e com o tempo atingindo ate mesmo a parte óssea. Com isso, os
dentes começam a ter a mobilidade.

Sintomas mais comuns;
Sangramento da gengiva durante a escovação ou uso do fio dental, mau hálito, gengiva avermelhada, e até mesmo inchada. Percebendo um ou outro sinal, procure o dentista, não deixe para depois.

Tratamento;
Após uma avaliação, o dentista saberá qual o tratamento correto, e por onde começar. O principal tratamento é começar com uma limpeza com o aparelho de ultrassom +Jato de bicarbonato. Podendo também ser necessário a raspagem que é feito na raiz do dente. Em
alguns casos intercalando o tratamento com uso também de antibióticos.

Em todos os casos, para ter um resultado ainda melhor, o paciente manter uma higiene bucal adequada, antes, durante e após o final do tratamento, e sempre fazendo o acompanhamento com o dentista, no tempo que o profissional julgar necessário.

Prevenção;
Ter uma boa higiene bucal, fazendo o uso do fio dental, e a escovação correta após todas as
refeições, junto com a visita ao dentista de seis em seis meses, ou no mínimo uma vez por ano.
A periodontite é uma doença que, embora muito comum, pode ser evitada.

screenshot-mail.google.com-2022.08.01-12_47_21.jpg